Pages

Monday, May 15, 2017

Teoria de conspiração

Outro dia eu vi um comercial da Honda e gostei muito do carro, gostei tanto que conversei com uma amiga sobre a vontade de comprar aquele carro um dia, eu nunca pesquisei o carro na internet, nem pelo meu telefone nem pelo computador, mas nos meus ads do Facebook, adivinha qual era a propaganda? Pois é, do tal carro. Até então achava coincidencia, mas eu reparei que isso acontece muito, mas acontece tanto que não e possivel ser coincidencia. Falar da Nova Zelandia com alguem? Aparece promoçoes de viagem pra la, falar de trocar de telefone? Comercial de telefone, e por ai vai...Eu não tenho o Amazon Echo, que teve problema recentemente com falta de privacidade, so tenho meu telefone constantemente perto de mim. 

Se os comerciais que aparcem pra voce são baseados no seu historico de search, e se voce nao procurou por nada dessas coisas e elas ainda estao la sendo empurradas pra voce comprar, a unica explicação é a tal teoria de conspiração da internet que o governo usa nossos telefones pra espionar e controlar socialmente como nos comportamos, pensamos, agimos, etc...

Exagero pensar nisso? Ja viu o filme sobre o Snowden? Se o governo Americano tem acesso a esse tipo de tecnologia, o que pensar sobre os outros paises, especialmente China, que é conhecido no mundo todo pelo governo patrocinar hackers. Minha vida é tão chata que tenho certeza que o governo não quer saber de mim, mas e os hackers por ai que invadem tudo e podem ter acesso a minhas informacoes ou ate mesmo minha webcam? E empresas que usam minhas conversas para me empurrar produtos? Moralmente falando eles não deveriam nem em sonho ouvir, rastrear, ou usar qualquer informacao minha sem meu consentimento.

Bem a camera da pra cobrir com uma fita, mas como impedir nossos computadores, tablets e telefones de ouvir a gente? Como exercer nosso direito privado em um mundo onde parece inevitavel "share" tudo que acontece, mesmo que seja invonlutariamente...A gente vive em uma epoca muito negra na historia onde nossos direitos são constantemente violados e a gente sequer pode fazer algo a respeito...Bem a gente pode sempre desligar a internet ou colocar o telefone no modo avião, desativar, deixar longe, enfim, mas a situação toda anda tão absurda que esse tipo de coisa sequer deveria acontecer.
Share with the world:

10 comments:

  1. Monique, realmente... o mundo anda tão louco, que eu não perdi um pouco a confiança para escrever coisas mais pessoais no blog. Uma pena, mas tem tanta gente desocupada que tem prazer em stalkear a vida alheia. Se fosse "só" stalkea, ok, mas tem gente que passa dos limites.
    Ah... existem uma teoria chamada Sincronicidade. Pode ser isso que tb esteja te acontecendo. Nâo somente "conspiração", rs.. Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu ja tive problema alguns anos atras com uma pessoa aqui no blog, desde desse dia eu tento nao dividir coisas muito pessoais, fotos, detalhes, por que tem gente doida e tem gente ruim, e tem pessoas que sao ruins e doidas, ja viu ne..

      Eu ate pensei que fosse loucura minha, mas realmente nossos aparelhos conectados a internet podem "spy" na gente, a Samsumg, Amazon e outras empresas tiveram problemas nos ultimos anos com TV`s, assistentes e por ai vai, ate a apple ja sofreu denuncias com os iphones ouvindo a gente a mando ou conivencia do governo Americano...ate pode ter uma porcentagem de sincronicidade mas que e mais que isso e...(okay to parecendo meio doida agora...rsrs.)

      Se voce tiver interesse ve o filme do Snowden, e baseado em fatos reais e voce vai ficar passada.

      Beijinhos

      Delete
  2. Olha, eu nesse sentido compro a teoria da conspiração sim. Fiquei p da vida que marido arrumou aquele assistente do Google aqui pra casa. Eu ainda não tive uma situação em que só de falar os ads começaram a aparecer pra mim, o que acontece quase todo dia é search mesmo. Eu tenho mania de "fazer compras virtuais", que é entrar em site de loja que eu gosto, encher a sacola e sair fora. Aí fica td aparecendo pra mim. DETESTO, e na verdade, me tira vontade de comprar o troço, de raiva que me dá ficarem empurrando guela abaixo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Aqui dois meses atras foi feito uma pesquisa e essas assistentes ouvem as nossas conversas pra poder "melhorar" a performance em atender a gente...esse e o principal motivo que nao tenho um...rsrs.

      Esses ads sao muito discretos, como trabalho basicamente na internet o dia todo eu comecei a reparar e olha foi dificil acreditar que a teoria de conspiracao faz muito sentido...

      Isso eles fazem mesmo, voce pesquisou ou colocou alguma coisa na sacola de compras ja era, vai receber muitos ads, eu tambem nao gosto mas infelizmente a internet se caminhou pra esse lado meio sordido e nada privado...Quem sabe no futuro nao existam melhores regulamentacoes e isso acabe ne, afinal sonhar nao custa nada....rsrs.

      Beijinhos

      Delete
  3. Ja tive essa msma impressão q você. Achei q era maluquice minha. Tá aí...

    ReplyDelete
  4. Concordo, está tudo muito louco, estes ads aparecem o tempo todo p mim, como você também achava que era coincidencia. Não sei se tem como melhorar não, vamos esperar que sim.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pelo menos algum tipo de responsabilidade e respeito a nossa privacidade ja seria bom...

      Delete
  5. Achei incrível você escrever sobre isso aqui, Mo! Um dia qualquer do ano passado, fui até a Target e perambulei os corredores por cerca uma hora, mexendo no whats e falando com a minha mãe, usando meu 4G, sem o gps ligado. Acabei levando um shampoo, paguei no dinheiro, e fui pra casa.
    Assim que eu cheguei em casa, recebi um email da Target perguntando como foi minha experiência na loja tal, do bairro tal. Quero dizer. Como a Target fez a associação da minha pessoa, da minha conexão, localização e email? Fiquei tão abismada que comecei a pesquisar mais sobre o assunto e decidi que era exatamente isso que queria estudar. Eu sei, uma doidera, uma falta de privacidade imensa, mas ao mesmo tempo, não consigo evitar de ficar fascinada pela tecnologia. Acho que uma das coisas que eu mais quero aprender é a ética relacionada a esse tipo de "invasão" e como podemos tornar a experiência humana melhor (seja como consumidor, seja no âmbito da segurança pública, etc), sem causar esse desconforto absurdo de estar sendo o tempo todo vigiada nas pessoas.
    Achei incrível sua experiência, porque uma coisa é pesquisar sobre o assunto outra é apenas conversar com alguém sobre. Assustador!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu tambem tenho muita curiosidade sobre a etica por tras disso, as poucas pesquisas que fiz online me deixaram meio depre por que parece que respeito e etica e algo que falta agora e ninguem pensa em incorporar no futuro.
      Achei interessante sua escolha de carreira, por favor divida com a gente pontos interessantes que voce aprender por que quero muito saber as respostas das suas perguntas que sao as minhas tambem.
      Beijinhos

      Delete

Make my day!

 
Designed by Beautifully Chaotic